Pearl Jam em Fresno, maio de 2022

Dave Krusen foi a surpresa da noite; Eddie Vedder com intoxicação alimentar e três bateristas se revezando no palco. Show do Pearl Jam em Fresno (2022) teve setlist repleto de clássicos dos anos 90.

SHOWSPEARL JAM

8/19/20254 min read

pearl jam, fresno, 2022.
pearl jam, fresno, 2022.

Imagina só você ir num show sabendo que o baterista da banda está afastado por Covid-19 e que ele será substituído por outros dois. Daí o show começa com o vocalista falando que está com intoxicação alimentar, que só uma outra vez lembrava de ter subido no palco se sentindo tão mal, mas que cancelar ou adiar não eram opções.

Esses foram os primeiros minutos do show do Pearl Jam em Fresno, Califórnia, dia 16 de maio de 2022. O show que teve a participação história de Dave Krusen, AKA the original drummer, o primeiro baterista da banda; que gravou o álbum Ten (1991) e saiu menos de um ano após o lançamento do disco, antes da banda seguir turnê.

A fila do GA

Quem é do fã-clube do Pearl Jam já sabe como funciona: o GA, ou general admission, é uma área reservada na frente do palco (pista vip ou pista premium, no Brasil). Nos shows dos Estados Unidos, o Pearl Jam reserva os ingressos de GA somente para compra pelo fã-clube (é preciso ser um membro ativo para candidatar aos ingressos). Como a procura é sempre alta, sempre tem mais gente querendo ingresso do que ingresso disponível no GA, então é feito um sorteio entre os interessados, e, caso seja sorteado, você pode comprar um ou dois ingressos para o show (ou shows) que se cadastrou.

Nessa tour, eu tinha GA para os shows de Fresno e Sacramento. No dia 16, cheguei na fila do GA pouco antes das 10h da manhã. Umas 50 pessoas já estavam lá. Algumas delas tinham inclusive dormido na fila. Veja bem, tudo muito organizado: pessoas com cadeiras, uma respeitando o lugar da outra. Meu horário de chegada me deixou na segunda fileira em pé em frente ao palco. (E claro que tinha dois caras altos na minha frente. Mas paciência, sempre vai ter alguém mais alto que eu em qualquer show.)

Já na fila do GA em fiz amizades, bebi cerveja, fiz drinks, combinei de uma amiga ficar ali pra eu ir pra fila do Merch comprar poster e adesivos. Umas 3h da tarde, voltei no hotel (literalmente do outro lado da rua) para tomar banho, trocar de roupa e comer alguma coisa. Meu lugar na fila continuava reservado.

O Safe Mart Center, local onde o show foi realizado, abriu as portas umas 5:30 da tarde. A fila se manteve organizada até o acesso ao famigerado GA. E uma vez escolhido meu lugar lá na frente do palco, era fácil sair e voltar, pois todos em volta sabiam que eu estava lá e não deixavam ninguém “roubar” meu espaço.

Diferente dos outros shows da tour, Eddie Vedder não subiu no palco às 7:30 para tocar uma música de abertura e apresentar o Pluralone como Opening Act. Josh Klinghoffer entrou direto, logo chamou Jeff Ament para acompanhá-lo em uma música e Stone Gossard em outra.

Pontualmente, 8:45 da noite o Pearl Jam entrou no palco. A música de abertura foi Small Town, com o Josh na bateria. Logo depois, Eddie Vedder informou ao público sobre a intoxicação alimentar e que precisaria da ajuda de todos para que o show fosse até o final.

Dave Krusen na bateria

A surpresa veio logo após as primeiras músicas: sim, todos sabíamos que Matt Cameron estava afastado por Covid e que a bateria nos shows estava sendo comandada ora por Josh, ora por Richard Stuverud. Mas ninguém esperava Dave Krusen.

Conhecido por ser da formação original do Pearl Jam e responsável por tocar a bateria no primeiro disco da banda, Dave Krusen subiu ao palco para tocar a sétima música da noite – Once – e a partir daí, foi uma sequência de músicas do Ten.

A plateia não sabia se ria de alegria ou se chorava de emoção. Das 11 músicas do Ten, tocaram 9 – mais State of Love and Trust, também de 1991.

Richard Stuverud também deu o ar da graça e tocou em seis músicas do setlist de 23.

Parecia uma festa em que um dos organizadores faltou, o outro estava doente, mas os convidados fizeram a festa ser inesquecível.

A primeira parte tour que ainda teria mais dois shows (Sacramento e Las Vegas) foi cancelada dois dias depois, no dia do show de Sacramento, porque Jeff, o baixista, também testou positivo para Covid.

Querendo ou não, esse show entrou pra história como o show em que Dave Krusen tocou bateria. Depois de 30 anos ele voltava aos palcos, fazia um show com o Pearl Jam.

E a briga de egos nas filas de show que são repletas de: “fui naquele show”, “vi 7360387 shows”, “ouvi a música tal ao vivo”, agora ganha mais uma: "Sabe o show que o Dave Krusen tocou? Eu fui naquele show!"

Texto escrito em maio de 2022.

Setlist do Pearl Jam em Fresno, maio de 2022


Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
Given to Fly
Do the Evolution
Corduroy
Wishlist
Daughter
Don't Gimme No Lip (Stone Gossard nos vocais)
Once
Why Go
Even Flow
Garden
Black
Eruption (cover do Van Halen)
Animal
Quick Escape
Throw Your Hatred Down (cover do Neil Young)
Purple Rain (cover do Prince e com o Josh Klinghoffer nos vocais)
Porch

Encore:
Jeremy
Deep
State of Love and Trust
Alive
Baba O'Riley (cover do The Who)
Yellow Ledbetter

Fonte: site setlist.fm