Eu fui no show do Oasis em São Paulo (mas não nesse show que vocês estão pensando)

Show do Oasis no Brasil por R$ 38,50? Sim, é verdade esse bilhete. Foi em 1998, no Anhembi, em São Paulo, e eu estava lá! Foi uma apresentação com 16 músicas, palco mal posicionado e um setlist composto pelos sucessos dos três primeiros discos.

SHOWS

1/7/20263 min read

ingresso show oasis em são paulo 1998
ingresso show oasis em são paulo 1998

Ali na segunda metade dos anos 90, o Oasis estava estourado no Brasil. E a primeira passagem deles por aqui foi em 1998. O grupo de Manchester, na Inglaterra, liderado pelos irmãos Noel e Liam Gallagher, tinha lançado o primeiro disco em 1994, mas ouso dizer que se tornaram mais conhecidos do público devido às declarações polêmicas e autocomparações com os Beatles, do que pelas músicas — pelo menos num primeiro momento.

Eu demorei um pouco para me afeiçoar às canções; a banda só foi ganhar um lugar no meu coração depois que assisti ao clipe de Live Forever (aparecia o Kurt Cobain e outras personalidades que já tinham morrido). “Humm, essa banda até que é legal”.

Em março de 1998 o Oasis chegou ao Brasil pela primeira vez para duas apresentações: uma no Rio de Janeiro, outra em São Paulo. O ingresso custava R$ 38,50 (que, atualizado para os valores de hoje, seria cerca de 310 reais). E lá fui eu com meus amigos para mais uma excursão!

Palco torto, setlist de sucessos e um show dentro do esperado


O show foi no Anhembi, o sambódromo de São Paulo, e o local não foi dos melhores para sediar a apresentação. Até hoje não entendi por que a organização do evento colocou o palco em uma das arquibancadas, ao invés de ser posicionado no final da pista. Do jeito que foi “diagramado”, não era muito fácil ver o palco dependendo de onde você estivesse na plateia.

Ao entrar no evento, no meio daquela confusão de um monte de gente, logo me perdi dos meus amigos. E acabei assistindo ao show inteiro sozinha mesmo. Abriram com Be Here Now. Lembro que, da minha altura, eu só escutava, já que dali de “baixo” eu não conseguia ver nada.

A segunda música foi Stand By Me, que era o hit do momento, e ali eu comecei a chorar. Eu chorava copiosamente (até eu me surpreendi, não era algo muito comum eu chorar tanto assim nos shows). Um cara do meu lado olhou pra baixo e perguntou: “Por que você está chorando se nem está conseguindo ver?”. Em seguida ele se ofereceu pra me levantar — e foi então que eu consegui ver a banda toda no palco!

Naquele ano, o Oasis já tinha lançado três discos: Definitely Maybe (1994), (What’s the Story) Morning Glory (1995) e Be Here Now (1997). O setlist foi baseado nos sucessos desses álbuns. Posso dizer que foi uma apresentação bem “padrão”, nada fora do esperado. De acordo com a lista de músicas disponibilizada no site setlist.fm, foram 16 músicas: teve cover dos Beatles e do Chemical Brothers, e uma parte acústica com o Noel nos vocais.

Eu, porém, não lembro muita coisa da apresentação em si, apenas algumas cenas na memória com músicas mais marcantes e de que eu gostava mais naquele tempo, como Live Forever e Champagne Supernova (além das duas primeiras, já citadas aqui).

Uma pena que nesses shows mais antigos não podíamos entrar com câmeras fotográficas (e não, não tínhamos telefones celulares e os poucos aparelhos que existiam só faziam ligação mesmo). A lembrança física que me restou é o ingresso cuja imagem ilustra esse post.

Ao final, antes de sair do Anhembi, consegui encontrar todos os amigos de quem havia me perdido na entrada. Ainda achei, no meio da pista, um estande da banda, a barraca de merch, que na época não era algo muito comum em shows. Comprei um pôster e alguns adesivos — que nunca usei e se perderam em algum lugar do passado.

Minha paixão pelo grupo também acabou se perdendo ali no final da década de 90. Não lembro quando anunciaram o fim da banda e fiquei anos sem "parar para escutar" uma música deles. Só que, com a recente vinda do Oasis pro Brasil, no final de 2025, um pouco dessa nostalgia floresceu por aqui.

Tirei o pó de alguns cds e percebi que o disco Morning Glory não tem uma única música ruim. Gosto do ritual de pegar o disco na prateleira, colocar para tocar, abrir o encarte para acompanhar as letras, d’you know what I mean? Me surpreendi ao ver que ainda sei músicas inteiras de cor, uma vez que, nos dias atuais, mal consigo lembrar um número de telefone.

Setlist do show do Oasis em São Paulo, 21 de março de 1998

Be Here Now
Stand by Me
Supersonic
Roll With It
D'You Know What I Mean?
Cigarettes & Alcohol
Don't Go Away (acústica)
Setting Sun (cover do Chemical Brothers em versão acústica)
Fade In-Out (versão acústica)
Don't Look Back in Anger
Wonderwall
Live Forever
It's Gettin' Better (Man!!)
Champagne Supernova

Acquiesce
I Am the Walrus (cover dos Beatles)

Fonte: setlist.fm